Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (PPGHis-UFMA) foi aprovado na 123ª reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES, realizada de 6 a 10 de dezembro de 2010. O Programa é hoje nota 4 na Avaliação da CAPES.

O Programa tem dezesseis (16) professores, catorze (14) no quadro Permanente, dois (2) professores colaboradores, e cerca de 30 alunos mestrandos. A este respeito vale destacar que o Programa tem uma grande aceitação regional, e também fora do circuito norte-nordeste, com a frequência de candidatos dos estados do Piauí, do Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul e de diversos municípios maranhenses. Em termos do corpo administrativo, o Programa conta atualmente com dois secretários de carreira, Jonathas Dias Martins e Ronaldo Soares Mendes, ambos servidores da UFMA; um bolsista, José Haroldo Matos Machado; e mais dois estagiários para atendimento ao público. Os coordenadores são o Prof. Dr. Alírio Carvalho Cardoso (Coordenador) e Prof. Dr. Lyndon de Araújo Santos (Vice-Coordenador). A secretaria está aberta diariamente, em horário comercial (8h-12hs; 14hs-18h). Atualmente, os seguintes docentes integram o Colegiado do curso:

Prof. Dr. Alirio Carvalho Cardoso (Coordenador)
Prof. Dr. Lyndon de Araújo Santos (Vice-Coordenador)
Profa. Dr. Alexandre Guida Navarro Oliveira (Membro titular)
Prof. Dr. Ítalo Domingos Santirocchi (Membro titular)
Prof. Dr. Josenildo de Jesus Pereira (Membro titular)
Prof. Dr. Victor de Oliveira Pinto Coelho (Membro titular)

Em 2017, os docentes do PPGHIS passam a integrar duas Linhas de Pesquisas recém criadas, conforme listamos abaixo:

  • Linha de pesquisa: Poderes, Políticas e Sociabilidades, em substituição à “Poder e sociabilidade”, integrada pelos docentes abaixo:

Alírio Carvalho Cardoso
Antonio Evaldo A. Barros
César Augusto Castro
Isabel Ibarra Cabrera
José Luis Ruiz-Peinado Alonso
Josenildo de Jesus Pereira
Maria Izabel B. de M. Oliveira
Rafael Chambouleyron
Victor de Oliveira

  • Linha de pesquisa: Linguagens, Religiosidades e Culturas, em substituição à “Cultura e Identidades”, integrada pelos docentes abaixo:

Adriana Zierer
Alexandre Guida Navarro
Ítalo Domingos Santirochi
João Batista Bitencourt
Lyndon de Araújo Santos
Marcus Vinicius de Abreu Baccega
Pollyanna Gouveia M. Muniz

A mudança nas Linhas de Pesquisa acompanha de forma coerente e consequente a alteração realizada, a partir do ano de 2017, na Área de Concentração do Programa, refletindo melhor o trabalho de pesquisa, os interesses teóricos e metodológicos, o perfil dos docentes atuantes e a orientação geral dos projetos dos discentes. Apesar do caráter aparentemente mais genérico, as ementas das linhas estão bem definidas nas novas propostas ao contemplar de maneira bem mais específica as vicissitudes do Programa. Aliado a isso, os atuais Grupos de Pesquisa ajudam a construir uma imagem mais coesiva dos interesses científicos de docentes e discentes.