Credenciamentos

NORMAS GERAIS

Segundo o Artigo 55 do Regimento Interno do PPGHIS, os professores do quadro permanente, e também os colaboradores deverão ter seus credenciamentos, recredenciamentos ou descredenciamentos aprovados pelo Colegiado do Programa, com base em critérios estabelecidos em normas específicas desse Colegiado, informadas por parâmetros do Comitê de Área de História (CAPES). De acordo com o Artigo 1º, da Norma Complementar Nº 01/2012, do PPGHIS, a solicitação de credenciamento de professores no quadro docente poderá ocorrer em qualquer época, por iniciativa do próprio candidato ou do Programa, com conhecimento e aceitação do interessado, devendo atender às necessidades específicas de ensino, pesquisa e produção intelectual do Programa, considerando as respectivas Linhas de Pesquisa em vigência e atendendo ao que está disposto no Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMA. Por decisão do Colegiado do Programa, em atualização ao art. 54 do Regimento Interno, o professor candidato ao quadro docente do PPGHIS deverá, necessariamente, preencher as condições estabelecidas a seguir:

a) Integrar um grupo de pesquisa registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq;

b) Apresentar produção bibliográfica nos últimos quatro anos equivalente, no mínimo, a uma das opções abaixo indicadas:

c) Ter produção intelectual/bibliográfica que contabilize, no mínimo, 240 (duzentos e quarenta) pontos resultantes da soma dos pontos da produção bibliográfica, com base nos seguintes critérios:

Artigo em revista A1 no Qualis Periódico História: 100 pontos

Artigo em revista A2 no Qualis Periódico História: 85 pontos

Artigo em revista B1 no Qualis Periódico História: 75 pontos

Artigo em revista B2 no Qualis Periódico História: 50 pontos

Livro autoral nos critérios Qualis Livro L4+: 100 pontos

Livro autoral nos critérios Qualis Livro L4: 250 pontos

Livro autoral nos critérios Qualis Livro L3: 75 pontos

Capítulo de livro nos critérios Qualis Livro L3: 75 pontos

Livro autoral nos critérios Qualis Livro L2: 50 pontos

Capítulo de livro nos critérios Qualis Livro L2: 50 pontos

Livro autoral nos critérios Qualis Livro L1: 25 pontos

Capítulo de livro nos critérios Qualis Livro L1: 25 pontos

– publicação de um artigo em periódico com classificação A1 ou A2 pelo Qualis Periódico da Área de História;

– publicação de dois artigos em periódico com classificação mínima de B1 pelo Qualis Periódico da área de História ou de um artigo em periódico com essa classificação e um livro ou capítulo de livro classificado nos estratos L3, L4 ou L4+.

O recredenciamento de professores no PPGHIS deve ser feito conforme o que se segue:

Art. 5º O recredenciamento de professores ocorrerá a cada quatro anos, depois da realização de uma reunião do corpo docente do PPGHIS, convocada expressamente para apreciar a avaliação quadrienal da CAPES.

Art. 6º Para dar início ao seu processo de recredenciamento junto à Comissão de Credenciamento de Docentes, o professor deverá encaminhar requerimento dirigido à Coordenação do Programa com sua solicitação, acompanhado dos seguintes documentos:

a) relatório de atividades e documentação comprobatória (cópia do curriculum vitae, modelo Lattes-CNPq, devidamente atualizado) das atividades de ensino, pesquisa e orientação por ele desenvolvidas no interstício anterior de 4(quatro) anos junto à graduação da UFMA ou de outra IES e ao PPGHIS/CCH/UFMA;

b) projeção da perspectiva de publicação para os quatro anos seguintes.

Art. 7º O solicitante cadastrado como docente permanente, para continuar nessa categoria, precisará integrar um grupo de pesquisa vinculado ao PPGHIS e deverá, no interstício anterior de 4 (quatro) anos:

a) ter desenvolvido um ou mais projetos de pesquisa;

b) ter produção bibliográfica conforme o estabelecido na alínea b do Art. 3º desta Norma Complementar;

c) ter oferecido, individualmente ou como co-ministrante, no mínimo 1 (uma) disciplina no PPGHIS;

d) ter apresentado, no mínimo, 1 (uma) defesa de dissertação junto ao PPGHIS, como orientador principal;

e) ter participado, no mínimo, de 1 (uma) banca de defesa de dissertação junto ao PPGHIS, como membro interno, ou junto a outro Programa credenciado pela CAPES, como membro externo.

[Link para o último Edital de Credenciamento – 30 jan. 2018]